Competitividade Global: O Brasil no ranking internacional do IMD


Language: Portuguese
Country: Brazil
This video is the property of: Fundação Dom Cabral

Neste webinar do dia 16 de junho, os professores Carlos Arruda e Humberto Falcão apresentam o ranking de competitividade do IMD (Instituto Internacional de Desenvolvimento Gerencial), divulgado nessa mesma data, em parceria com a FDC.
Carlos Arruda é Ph.D. em Negócios Internacionais (Universidade de Bradford) e M.Sc. em Administração e Negócios (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG). Atualmente, é professor de inovação e competitividade e diretor do Centro de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

Humberto Falcão Martins é mestre e doutor em Administração Pública (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – FGV EBAPE). Atualmente, é professor na FGV e na FDC, atuando nas áreas de gestão para resultados, governança colaborativa, organização governamental e transformação institucional.

Neste vídeo, os professores analisam a performance do Brasil no ranking anual de competitividade mundial do IMD, divulgado no dia 16 de junho.

Apesar de ter avançado três posições no ranking geral, o Brasil caiu para a última posição em educação.

Como explica o professor Carlos Arruda, a postura liberal do governo Bolsonaro deixou clara a necessidade de uma maior atuação do Estado na esfera da educação.

Por outro lado, as reformas econômicas parecem ter mostrado resultado. Tanto que o ganho mais significativo do país no ranking foi na categoria eficiência dos negócios, em que o Brasil foi da 57ª para a 47ª posição.

E, mesmo tendo subido uma posição em infraestrutura e eficiência do governo, o país permanece entre os menos competitivos do mundo.

Cingapura se encontra no topo do ranking nesta edição, seguida pela Dinamarca e Suíça.

Assista ao vídeo e veja o que os professores têm a dizer sobre esses resultados!

Patrícia Becker é Diretora de Programas de Educação Corporativa na Fundação Dom Cabral e está contribuindo para o desenvolvimento do projeto “COM:unidade – Conexão CEO”, uma série de webinars com presidentes de grandes empresas sobre temas atuais e relevantes para a sociedade.

A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios que oferece Soluções Educacionais nacionais e internacionais. Há mais de 40 anos, apoiamos o desenvolvimento de executivos, gestores públicos, empresários e organizações de diversos segmentos, visando a disseminar o saber e contribuir para o crescimento de negócios, projetos e empreendedores sociais.

Facebook: https://www.facebook.com/FundacaoDomC…
Instagram: https://www.instagram.com/fundacaodom…
Youtube: http://www.youtube.com/user/FDCIdeas
LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/funda…
Twitter: http://twitter.com/#!/DomCabral
Slideshare: http://www.slideshare.net/FundacaoDom…

Scroll to Top